Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
A gonorreia é uma das DSTs mais comuns no mundo, afetando diversos indivíduos a cada ano. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode levar a complicações graves. Neste artigo, abordaremos os principais sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e formas de cura da doença gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
Essa infecção é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as estruturas do sistema genital, incluindo uretra, cérvix, reto e faringe. Apesar de que possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode levar a consequências graves.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os indicadores típicos incluem:
Nos Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:
A infecção pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo acometer os olhos e o ânus, desencadeando corrimento e prurido.
Como a Gonorreia é Transmitida?
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, levando a infecções neonatais, como infecção ocular grave.
Como Identificar a Gonorreia?
A confirmação da infecção pode ser feito através de exames obter mais informações laboratoriais, incluindo:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Todavia, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.